sexta-feira, 8 de março de 2013

"Feliz és tu que acreditaste ..." - Lc1,45

Ontem, no nosso jantar de família, nome pomposo com que designamos o jantar que realizamos, normalmente à sexta-feira, eu, a minha filha e dois netos (por enquanto, pois que o Miguel já é esperado com alguma ansiedade/curiosidade e muito amor).
 
Pois é, esta semana substituímos a sexta pela quinta, porque hoje vou jantar com a Melinha, dar à língua e matar saudades, trocar as últimas novidades.
 
O nosso jantar foi na pizzaria, em Mafra, onde se come lindamente e com ambiente simpático.
 
Quase no final do jantar, comentei que gostava de ver Nossa Senhora chegar a Mafra, na sequência de alguns zunzuns ouvidos sobre festejo de Maria nas localidades circundantes.
 
O Benfica continuou a jogar na tela enorme do restaurante e o jantar decorreu com boa disposição e alegria.
 
Quando saímos e mos dirigimos ao carro, verificámos que, na escadaria do Convento, de iam juntando pessoas em número elevado e a banda estava a postos para tocar.
 
Perguntei a uma agente da GNR o que se iria passar, ao que me respondeu que a Virgem Peregrina estava mesmo a chegar a Mafra e daí as pessoas acorrerem ao Convento para a receberem.
 
Com emoção juntei-me aos demais, na companhia da minha filha e netos.
 
Foi também com emoção que verifiquei que o Manuel já não foge da Igreja e sabe, inclusivamente, acompanhar o terço.
 
O cansaço caíu sobre o Manel e a Inês, que se retiraram mais cedo. O Martim ficou comnigo até ao fim e saímos no final da cerimónia, com o coração tranquilo e cheio de amor. Fomos até casa a pé. O nevoeiro e o vento tinham partico para outras paragens.
 
Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima







Imagem


“Feliz és tu, que acreditaste…” (Lc. 1, 45). Foi esta grande fé da Virgem Maria que motivou os sacerdotes e diáconos da Vigararia de Mafra a organizarem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à sua Vigararia.

Esta iniciativa insere-se plenamente no Ano da Fé proclamado por Bento XVI para toda a Igreja, pois a Virgem Maria entregou-se confiadamente nos braços de Deus desde o momento da Anunciação - “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra” - até à sua Assunção para o Reino definitivo que seu Filho antecipa e nos faz saborear já neste mundo. A visita da imagem pretende, pois, ser um momento de aprofundamento da fé em Deus Pai Criador, no Seu Filho Redentor, no Espírito Santo Vivificador e na Igreja, na qual se manifesta a Santíssima Trindade, que oferece a plenitude de vida a todo o ser humano. A Virgem Maria é a grande intercessora, Aquela através da qual chega até nós a graça de Deus.
Como preparação para esta visita, a Vigararia editou um livro com sete catequeses sobre o Credo, que está a ser utilizado pelas paróquias que dela fazem parte. Também foram realizadas, na Basílica de Mafra, três conferências sobre a mensagem de Fátima: uma pela Irmã Ângela, outra por Aura Miguel e outra ainda por Madalena Fontoura e Rui Corrêa de Oliveira. Este sábado, dia 2 de Março, decorreu um Encontro Vicarial de Jovens, também sobre as razões da nossa fé, estando ainda prevista uma conferência, pelo Cónego Tito Espinheira, sobre a Fé, no dia 5 de Abril.
A visita da imagem peregrina à Vigararia de Mafra terá, certamente, um momento muito forte na grande celebração do dia 22 de Junho, no Terreiro de D. João V, em frente à Basílica de Mafra, presidida por D. Nuno Brás: recitação do Terço, Eucaristia e Procissão de Velas.
No dia seguinte, 23 de Junho, a Vigararia vai acompanhar a imagem até à sua “casa”, o Santuário de Fátima. Aí celebraremos também a Eucaristia, como ação de graças a Deus pelos benefícios trazidos (e esperamos que sejam muitos e profundos) pela visita de que fomos beneficiados.
O importante é que a fé dos católicos de Mafra cresça até à estatura de Cristo, de modo a iluminar os que andam nas trevas do desânimo ou da indiferença.

Calendário
7 de Março - Mafra
17 de Março - Alcainça
24 de Março - Cheleiros
31 de Março - Santo Isidoro
8 de Abril - Sobral da Abelheira
14 de Abril - Encarnação
22 de Abril - Livramento
29 de Abril - Enxara do Bispo
6 de Maio - Milharado / V. F. do Rosário / Gradil
26 de Maio - Ericeira
1 de Junho - Venda do Pinheiro
7 de Junho - Igreja Nova
13 de Junho - Cheleiros (Carvalhal)
17 de Junho - Malveira
21 de Junho - Mafra
22 de Junho - Celebração Vicarial em Mafra
23 de Junho - Peregrinação Vicarial a Fátima, para entrega da imagem

texto por Pe Teodoro Sousa, Vigário

Sem comentários:

Enviar um comentário